Arquitetura de interior
Construção
Concluído
326m2
O objetivo era simples: Desenhar a nossa própria Casa!
Esta, Casa, teria de ter a capacidade de nos acolher, de responder às nossas necessidades espaciais, aos nossos requisitos funcionais, ser um espaço de pesquisa, de trabalho e estudo. Um espaço de estar, de convívio e partilha.
Este espaço, Casa, que nos acolhe durante o dia, deveria promover um ambiente próprio, nosso, ser definidor da nossa linguagem, estimulante e sensitivo, capaz de comunicar connosco e através do qual comunicamos com o outro.
A intervenção resulta da apropriação da área comercial, com aproximadamente 300 m2, ao nível do solo de um conjunto habitacional, caracterizada pela permeabilidade dos grandes vãos envidraçados, uma pele transparente, que se estende ao longo das duas fachadas que comunicam com o espaço público. Através dela, observa-se o esqueleto que sustenta este corpo construído, os elementos de betão que suportam o peso do edifício e o conectam com o solo.
A opção foi usar a verdade como princípio da intervenção, não ocultando, antes sim expondo e revelando o corpo, despojado, rude, cru… honesto. Em contraponto, recorremos à madeira de carvalho para materialização dos elementos de manipulação espacial, de organização funcional e programática.
A Casa, a nossa Casa, é assim o lugar onde murmuram os nossos anseios, as nossas crenças, onde ecoam os silêncios das nossas memórias futuras, uma folha infinita onde desenhamos, projetamos, discutimos e pensamos a arquitetura.
We’re a full-stack architecture studio based in the center Guimarães. From strategy to implementation, we’re here to help you.
Seg. Sex
8:30 – 13:00
14:00 – 17:30