As L.01 Houses procuram
refletir o modo de vida citadino
através do desenho espacial.
A criação de um "módulo opaco"
e a sua posição no espaço
torna-se organizador e definidor
do espaço habitável.
Absorve-se, desta forma, a transparência
e luminosidade, permitindo um diálogo
entre o espaço útil interior
e o espaço exterior.

L.01 Houses

Guimarães, Portugal

Serviços

Arquitetura

Construção

Estado

Concluído

Área edificada

1910m2

Partilhar

Dada a sua localização, numa zona de transição entre a montanha da Penha e o centro da cidade de Guimarães, as L.01 HOUSES, pretendem apreender a fusão entre a vivência citadina num contexto de total harmonia com a natureza.

São, desta forma, pensadas como casas de vivências citadinas, que acompanham o frenesim do estilo de vida atual, mas que, pela pacificidade do local, procuram amenizar essa agitação. Sendo uma casa citadina, interessa pensar nos espaços essenciais ao dia-a-dia, libertando assim, a maior espacialidade possível.

A posição da peça modular, a sua torção em relação ao espaço “vazio” e a sua escolha material – madeira de carvalho – foram particularmente estudadas de forma a permitir a criação de diferentes dinâmicas e espaços. Neste módulo encerrado, localizam-se os programas funcionais mais privados, tornando-se assim um elemento funcional organizador do espaço.

Em oposição, o espaço “vazio”, o negativo, pretende-se fluido, amplo, onde vigora uma total apreensão da transparência através da diagonalidade espacial, que pode ser sentida em diversos momentos.

A espacialidade interior e exterior surge como princípio de intervenção, numa era que procuramos uma maior racionalização e otimização espacial.

As L.01 HOUSES são citadinas, urbanas, simples e práticas. Resultam da procura de um desenho arquitetónico simples, onde o gesto interior se torna identitário e definidor do espaço.