Previous slide
Next slide

AF House

Guimarães, Portugal

Serviços

Arquitetura

Estado

Concluído

Área edificada

450m2

Ano

2022

Partilhar

“Meia casa”. Desconstruir a forma da casa.

Perante a proposta de intervenção num terreno pertencente a um loteamento, onde a envolvente circundante é pautada por “casas tradicionais”, surge a ideia de pensar a forma da casa como uma peça desenhada, moldada, esculpida.

A volumetria apresentada resulta assim, da desconstrução e desmaterialização desta forma “tradicional” da casa – um volume com duas águas. Este volume é “cortado” longitudinalmente originando a forma pura de apenas “meia casa”. Nesta massa, branca, são recortados vazios, como composição de alçados, que surgem como prolongamentos da dinâmica espacial interior.

Na AF House, a formalização exterior conjuga-se com a organização espacial interior, alcançando uma relação de equilíbrio entre massa construída e o espaço vazio. Esta harmonia é também sentida no desenho do espaço interior com a criação de espacialidades duplas, que permitem a relação entre os diferentes pisos apreendidas através da reprodução do desenho formal exterior.

Partindo deste desenho volumétrico exterior, o espaço interior é assim intrinsecamente delineado e pensado como um todo.